Dissertações
2022
- ALEXANDRE AUGUSTO SILVA BALDEZ
- Um jogo didático como ferramenta auxiliar na revisão conceitual de mecânica no ensino médio
- Data da defesa: 28 de setembro.
- Orientador: Dra. Regina Simplício Carvalho
- https://posensinofisica.ufv.br/wp-content/uploads/2023/02/Um-jogo-didatico-como-ferramenta-auxiliar-na-revisao-conceitual-de-mecanica-no-ensino-medio-1.pdf
–
- RAFAEL FILGUEIRA PIMENTEL
- A linguagem e o ensino conceitual da dualidade onda-partícula no ensino médio
- Data da defesa: 6 de maio.
- Orientador: Dr. Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho
- https://posensinofisica.ufv.br/wp-content/uploads/2023/02/A-linguagem-e-o-ensino-conceitual-da-dualidade-onda-particula-no-ensino-medio.pdf
–
- TÚLIO DO NASCIMENTO
- O ensino remoto da física usando a linguagem da hipermídia
- Data da defesa: 27 de outubro.
- Orientador: Dr. Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho
- https://posensinofisica.ufv.br/wp-content/uploads/2023/02/O-ensino-remoto-da-fisica-usando-a-linguagem-da-hipermidia.pdf
–
2021
- DANIELA ALMEIDA CANÇADO
- Desenvolvimento de sequencias didáticas para o ensino de hidrostática no ensino médio utilizando ensino por investigação
- Data da defesa: 11 de junho.
- Orientador: Dr. Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues
- https://posensinofisica.ufv.br/wp-content/uploads/2023/02/Desenvolvimento-de-sequencias-didaticas-para-o-ensino-de-hidrostatica-no-ensino-medio-utilizando-ensino-por-investigacao.pdf
–
- HERMES JOSÉ DE OLIVEIRA JUNIOR
- Uso de demonstrações experimentais no ensino de física e a avaliação dos benefícios
- Data da defesa: 4 de junho.
- Orientador: Dr. Eduardo Nery Duarte de Araujo
- https://posensinofisica.ufv.br/wp-content/uploads/2023/02/Uso-de-demonstracoes-experimentais-no-ensino-de-fisica-e-a-avaliacao-dos-beneficios.pdf
–
2020
- FREDERICO DA SILVA BORGES
Desenvolvimento de uma ferramenta web para o ensino da hidrostática. (Dissertação e produto)
Data da defesa: 28 de fevereiro.
Orientador: Dr. Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues
- JÚLIO CESAR MARQUES JÚNIOR
O ensino dos circuitos elétricos na educação básica em uma abordagem investigativa usando analogias(Dissertação e produto)
Data da defesa: 28 de fevereiro.
Orientador: Dr. Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho.
- LEANDRO CARVALHO NASCIMENTO
A metodologia Peer Instruction – Eficácia e o papel do estudo pré-aula no ensino de Física(Dissertação e produto)
Data da defesa: 28 de fevereiro.
Orientador: Dr. Álvaro José Magalhães Neves.
2019
- DIEGO DE SOUZA BARRETO
Eletrodinâmica no ensino médio: uma construção de conhecimentos por meio de experimentos orientados. (Dissertação e produto)
Data da defesa: 21 de fevereiro..
Orientador: Dr. Daniel Rodrigues Ventura.
- GRÉGORI ALEXANDRE GORDIANO
Uma abordagem no ensino de mecânica utilizando o tracker. (Dissertação e produto)
Data da defesa: 21 de fevereiro.
Orientador: Dr. Daniel Rodrigues Ventura.
- NAIARA DE SOUZA COSTA OLIVEIRA
Sequência didática como instrumento para o ensino de física: uma proposta baseada em situações cotidianas e aprendizagem significativa. (Dissertação e produto)
Data da defesa: 08 de fevereiro.
Orientadora: Dr. Orlando Pinheiro da Fonseca Rodrigues
2018
- MATHIAS VIANA VICARI
O ensino da 1ª e 2ª leis da Termodinâmica em uma abordagem investigativa desenvolvida em torno do motor de Stirling (Dissertação e produto)
Data da defesa: 09 de novembro.
Orientador: Dr. Alexandre Tadeu Gomes de Carvalho.
- NATHAN RABELO MARTINS
Um aplicativo em Phyton para experimentos de física automatizados com Arduino. (Dissertação e produto)
Data da defesa: 29 de junho.
Orientador: Dr. Ricardo Reis Cordeiro.
- MERCIA CRISTINA FÉLIX TEIXEIRA BRAGA
Ensino de Ciências por Investigação: Uma estratégia pedagógica para o ensino de Termodinâmica no ensino médio (Dissertação e produto)
Data da defesa: 04 de maio.
Orientadora: Dra. Regina Simplício Carvalho.
- MAURÍCIO PAULO RODRIGUES
A Taxonomia de Bloom aplicada à questões de Física (Dissertação e produto)
Data da defesa: 20 de abril.
Orientadora: Dra. Regina Simplício Carvalho.
2017
- ARTHUR SCHELB FILIPPINI
Atividades investigativas no ensino de hidrostática (Dissertação e produto)
Data da defesa: 02 de maio.
Orientadora: Dra. Regina Simplício Carvalho
2016
- FERNANDO ALVES MARTINS
Desenvolvendo um Software com Animações Computacionais para o Ensino de Fenômenos Ondulatórios.
Data da defesa: 15 de janeiro.
Orientador: Dr. Daniel Rodrigues Ventura.
- ANTÔNIO MARTINS LOPES
Combinando Metodologia de Ensino Peer Instruction com Just-In-Time Teaching para o Ensino de Física.
Data da defesa: 15 de janeiro.
Orientador: Dr. Álvaro José Magalhães Neves.
2015
- NOÉ COMEMORÁVEL DE OLIVEIRA NETO
- Descontrução/Construção dos Conceitos de Calor e Temperatura: Um Olhar Sobre o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos.
PRODUTO EDUCACIONAL.
Data da defesa: 15 de outubro.
Orientadora: Dra. Regina Simplício Carvalho.
- VANDERLEI GENEROSO DA SILVA
Aplicação da Metodologia do Trabalho em Grupo Cooperativo no Ensino de Física.
PRODUTO EDUCACIONAL.
Data da defesa: 08 de setembro.
Orientador: Dr. Sukarno Olavo Ferreira.
- ALAN CORRÊA DINIZ
Implementação do Método Peer Instruction em Aulas de Física no Ensino Médio.
PRODUTO EDUCACIONAL.
Data da defesa: 04 de setembro.
Orientador: Dr. Alvaro Vianna Novaes de Carvalho Teixeira.